Projeto Abaeté - Homem Verdadeiro 2020

30 de ago. de 2020

Neste ano de 2020 o projeto Abaeté presta uma merecida homenagem ao Sr. Juarez do Nascimento Fernandes Távora, nascido na fazenda Embargo, no vizinho município de Jaguaribe e que se notabilizou na política nacional com o título de vice-rei do Norte, estou falando do capitão Juarez Távora, que comandou as forças Nordestinas e Nortistas que apoiaram o Gaúcho Getúlio Vargas na revolução de 1930, e que vitoriosa a revolução, foi nomeado ministro da agricultura no governo do presidente da república Getúlio Vargas e foi o responsável pela criação do serviço experimental de irrigação do Nordeste na região do Quixadá com o campo de irrigação Fenelon Lima no ano de 1932, ano de grande seca no Nordeste Brasileiro, a seca no Sertão não respeita nem ricos nem pobres, tornando todos miseráveis. Esta política transformou o sertão num imenso canteiro de obras, com a construção do açude de Lima Campos no Icó e o açude do Feiticeiro na sua cidade natal, Jaguaribe, tendo perdurado nos dois governos de Getúlio Vargas durante as secas de 1942 e 1951, tendo sido criado ainda, o fomento agrícola, os canais de irrigação do ministério da agricultura no Bugi e a vila operária Valdemar de Carvalho no ano de 1953, no Gadelha, tendo como finalidade maior firmar o Nordestino na sua terra com água, dando-lhe condições de com o trabalho produzir a riqueza advinda da terra através da agricultura, livrando o povo sertanejo da migração, da fome, da sede e da morte.

Ainda no ano de 1933 o presidente Getúlio Vargas decide conhecer as terras do Nordeste Brasileiro, visitando e inaugurando obras por toda parte. Quando o trem presidencial chega ao Iguatu atravessando a ponte férrea sobre o rio Jaguaribe, anuncia sua chegada com formidável apito, na pedra da estação ferroviária estão todas as autoridades do município, representantes das famílias poderosas, o padre José Coelho, o prefeito Dr. Antônio Gonçalves de Carvalho, mais alguns instantes e estariam frente a frente com o vereador da revolução, com o caudilho Getúlio Vargas, quando de repente a não mais de 200m da estação ferroviária, o trem muda de curso e entra na CIDAO sumindo da vista de todos. Lá dentro outra comitiva liderada pelo Dr. Gouvêa, que havia sido deposto do cargo de prefeito em 1930, recebe e recepciona o presidente da república com formidável banquete, conta ser o médico da cidade e o convida para conhecer o hospital construído por este, que se chama Santo Antônio dos Pobres, no trajeto até o hospital, o doutor Gouvêa, confessa:

- Muito do material usado na construção deste hospital, presidente, eu roubei da sua ferrovia.

Tendo ouvido do Sr. Getúlio Vargas:

- Fez muito bem doutor.

Em 1935, depois do mandato do Dr. Antônio Gonçalves de Carvalho, o presidente da república nomeou o amigo que tinha feito naquela viagem ao Iguatu, como prefeito municipal, tendo o Dr. Gouvêa governado até o final do governo Vargas, em 1945. Um temerário gesto, que lhe rendeu 10 anos de governo a frente do nosso município.

0 comentários:

Postar um comentário