A caixa de rapé

24 de jan. de 2010

“’Esses princípios da natureza humana, dirão vocês, são contraditórios.Mas o que é o Homem,senão um amontoado de contradições!”
David Hume(1711-1776)



A alguns dias passados, tive a grata satisfação, de estar ao lado do Sr. Edilmo Costa, na rádio Jornal Centro Sul, fizemos uso do mesmo microfone. Na oportunidade o Dr. Edilmo fez uma alusão a pessoa da senhora Julieta, sua amantíssima mãe, que tinha tido a graça, de ter sido mãe de dois prefeitos, desta terra que nos serviu de berço. Lembrei o nosso atual governador o Sr. Cid Gomes, num pronunciamento feito ao nosso povo, lá no Conjunto Habitacional João Paulo II, na ocasião da implantação em nossa terra do Ronda do Quarteirão,disse:

- O Eunicio Oliveira, hoje pela manhã, lá no Cariri, afirmou que o Cel. Virgilio Távora e o Ciro Gomes, haviam sido, os dois maiores governadores que o Ceará já teve. De minha parte fiquei muito agradecido, o Ciro é meu irmão, aliás, a minha mãe foi a única mulher no Brasil que pariu dois governadores. Mas na minha opinião, o melhor governador que o Ceará já teve foi o Tasso Jereissati.

Esta afirmação me causou surpresa, sendo eu, membro do Partido dos Trabalhadores e tendo este partido, nada mais que o vice governador deste Estado, num ano pré-eleitoral, sendo o Sr. Tasso Jereissati, representante maior neste Estado do PSDB, principal oponente a ser batido nas urnas em 2010, pelo PT e pelo seu potencial maior, o nosso LULA. Essa afirmação, me deixou no mínimo, contrariado. Afirmações como estas foram ficando comuns, na boca do Sr. Cid Gomes, chegando a afirmar, na sua passagem pela cidade de Tauá que:

- Se o governador de Minas Gerais, Aécio Neves,sair candidato a presidência da Republica pelo PSDB, renunciarei as minhas pretensões de me reeleger governador, serei candidato a uma cadeira no Senado Federal. O candidato a governador será o Tasso Jereissati.

Fiquei a ruminar estas informações na esperança de sentir-lhe o real sabor, quando num lampejo da providencia divina, me ocorreu lembra da caixa de rapé que o Imperador D. Pedro II presenteou ao seu médico particular, e que também tinha seu nome na Tríplice lista para o Senado, em uma festa que se realizou no Paço Imperial. Ao chegar em casa, felicíssimo com o presente, mostrou-o a sua mulher, para que esta, pudesse admirá-lo. Era uma peça belíssima, preciosa caixa de rapé, feita em casco de tartaruga, com louvores em ouro, verdadeira obra prima:

- Veja filha, como o Imperador me estima. Certamente escolherá meu nome, para o Senado.

- Pois eu acredito, que o que ele tinha de lhe dar, já lhe deu. E você, contente-se com isso.

Dias depois, com efeito, o Imperador escolheu o nome para o Senado, e não foi o do seu médico.

Acredito, que estar aqui nesta história, toda a atual procedência do nosso governador. Não querendo desagradar seu pai, sim, seu pai, pois com todo respeito que tenho a nossa autoridade maior, afirmo que no seu caso e de seu irmão Ciro Gomes, a chegada de ambos a governadoria do Estado, dependeu sim, em muito, de um pai, papai Jereissati. Mas é só isto e nada mais, no momento oportuno, o nosso governador optará pela grandeza do governo Lula, pelo brioso projeto de erradicar a miséria em nossa Pátria, com um futuro gigante que agora se levanta, aos ombros de 190 milhões de brasileiros.

Tenho dito.

Cícero Correia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário