25 de nov. de 2018


Troféu  Anteu
Ao gigante filho da terra
Apoio:
Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo – Dr. Marcos Ageu
Secretaria de Cultura e Turismo – Lucinha Felipe
Secretaria de Agricultura e Pecuária – Hildernando Barreto
Lions Clube Centenário João Alves Bezerra
Associação dos idosos de Santa Edwiges
Prefeitura de um novo tempo
Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado (SDA) – AGROPOLOS – De Assis Diniz.






Sítio Itans

“Os peixes do Nilo morrerão, o rio ficará cheirando mal, e os egípcios não suporta­rão beber das suas águas".
Êxodo 7:18
Erlandio Vieira de Souza, filho do casal José Vieira de Souza e Maria Cardoso de Souza. Nascido a 04 de julho de 1964, numa prole de 7 irmãos, 05 homens e 02 mulheres: Evilazio Vieira de Souza, Efigenie, Estácio, Erlandio, Erlaudio , Eudezia, Evandro, aqui mesmo no sítio Itans.
- Tenho 54 anos, mas nunca tirei uma carteira de trabalho para assinar, nunca tirei sequer uma carteira profissional. Eu desde que me entendo por gente que fui criado trabalhando, em cima de terras do meu pai, indo buscar o gado numa roça, dentro do curral, cortando ração, passando em forrageira para alimentar o gado. Nem no domingo eu tenho folga, assim, tenho folga por que estou em cima do que é do meu pai, mas tenho minhas obrigações primeiro. Nosso terreno era grande, mas o rio destruiu uma boa parte, na minha infância tangia o gado para uma roça do outro lado do rio, mas o rio era estreito, com grandes barreiras cobertas de mata. Hoje está tudo deteriorado, uma cavadeira medonha  feita pelas maquinas acabaram com a areia, deixaram o leito do rio no salão. Um cacimbão da comunidade, que quando feito nós precisámos fazer uma cerca para evitar que os bichos caíssem dentro, com a alvenaria a dois palmos do chão, hoje, está totalmente desnudo, as águas não levaram ainda por que foi muito bem feito, mas se precisar chegar na sua borda, tem que primeiro arranjar uma escada de uns 7   metros de altura.
 Quando mais jovem os plantio aqui na região era de seca e de inverno. Hoje não se planta mais no verão, as águas sumiram, não temos mais uma ração verde para dar ao gado.
 Casei-me com a senhorita Janira Soares de Souza no dia 05 de Fevereiro de 1992, tenho com ela duas filhas a Reize Soares Vieira e Renata Soares Vieira.
 Nosso gado toda vida foi pouco, pra mais de vinte rês, mas a luta toda vida foi responsabilidade minha, em prova disto basta eu dizer que dos cinco irmãos, o único que sabe tirar leite sou eu, papai só ficou no curral enquanto eu aprendia, depois a responsabilidade foi sempre minha. Moramos aqui do lado de papai eu e mais três irmãos.
 - O senhor pode afirmar ser um homem livre?
- Sou livre. Sim eu trabalho, mas vou pra onde eu quero, depois das obrigações. Não tenho patrão para mandar em mim não.
- O senhor é feliz?
- Sou! Graças a Deus sou feliz.


0 comentários:

Postar um comentário