23 de set. de 2011

Legítimo de Braga
Troféu Anteu.


Ao Homem com H maiúsculo
Ao Homem Honrado
Ao Homem Honesto
Gigante, filho da terra.



Sítio Raposa

“Meu filho querido escuta
Com verdade absoluta
Quero dar-te esta lição
Enquanto os conselhos sábios
Escutares dos meus lábios
Não cairás facilmente
Nas garras do gavião
(Patativa do Assaré)

Vaqueiro Luis Davi dos Santos filho do Sr. João Davi dos Santos, natural de Paus dos Ferros, Rio Grande do Norte, fixou residência aqui na Raposa, casado com moça desse Sítio, Raimunda Alves Teixeira, tendo uma família de 9 irmãos, 5 mulheres e 4 homens.
- Hoje, na idade de 62 anos, minha vida foi só sofrimento, nunca achei nada fácil. Quando casei em 1973, a noite saí da casa do meu pai, para tapera em frente, que levantei com a ajuda dele, para minha morada. Além da mulher, carregava um pouco de farinha e rapadura, um pouquinho de café e açúcar. Rapava a rapadura e misturava com a farinha no outro dia bem cedo, e levava como alimento, a enfrentar a lida grosseira.
A luta de início com o gado era pouca, meu pai só possuía uma vaquinha, e um animal que servia para o arado e transporte. Nas secas assava mandacaru, derrubava juazeiro, moquém, marizeira, para alimentar umas poucas reses da família. Trabalhei muito engorda dos Sr. Edimar Vieira, 40 bois de cocheira, levantava as 4 horas da manhã.
Hoje senta vitorioso no alpendre de sua casa de tijolos, numa cadeira de balanço, escutando o mugir de dezenas de cabeças de gado no curral de sua propriedade, cercado dos filhos, mas do que se orgulha mesmo é da casa do seu pai, ali em frente, de pé, como sua maior riqueza:
-Minha vista só enxergar o meu passado, meu pai, minha mãe, meus irmãos, todo o mundo que permanece dentro de mim, de muito sofrimento, dificuldade, mas acima de tudo muito amor, amor este que continua unido os meus, ainda, e que espera que possa transferir aos filhos como maior patrimônio.
- O senhor é feliz?
- Sou! Graças a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário