GAZETA DO VINTÉM

20 de nov. de 2010

"Gutemberg fez mas mal a humanidade, do que todos os reformistas juntos"

Em novembro de 1880 a 29 do mês, ouviu-se pela primeira vez nas ruas do Rio de Janeiro a grita dos molecotes: É a vintém! É a vintém! A vintém, a Gazetinha!Compra, freguês! É a vintém!

O jornal nascido a pouco, tinha como fundadores Artur Azevedo e Aníbal Falcão. Era um jornalzinho modesto, de pouco mais de palmo e meio, com quatro estreitas colunas em cade pagina, não obstante isso, caiu no gosto, do leitor, como afirma depoimento da época: “O certo é que o negócio pegou e a Gazetinha do vintém é lida em todas as classes: dos caixeiros, dos mascates de esquina, os carregadores de rua e até os moleques ladinos e pacholas que sabem ler um bocadinho, todos compram a gazetinha a vintém.

Este sucesso causou inveja a “ grande “ mídia e os jornais ditos grandes, como o Gazeta de Noticias, começaram uma guerra suja, criticando antes de mais nada o titulo de vintém, que segundo o mesmo, não valia nada. Como resposta, o pequeno vintém assim revidava. “ A gazeta de Noticias é um grande jornal! É um jornal grande! Tem não sei quantos centímetros quadrados!

É esta grandeza dos centímetros quadrados , que eu comprovo ainda em novembro de 2010, nos semanários locais , ainda a pouco o jornal A PRAÇA conseguiu a proeza de fazer uma omelete sem quebrar os ovos, pois que, estampou em manchete a notícia dos 100 anos da chegada dos trilhos da ferrovia no Iguatu, sem no entanto, tocar no nome do Cel Cícero Belizario Alexandrino, principal responsável pelo feito, foi a interferência politica deste, que fez com que os primeiro plano da ferrovia fosse rasgado, prevalecendo o nome da cidade de Iguatu, como prioridade da Maria Fumaça. Já O POPULAR, na folha 02, de sexta-feira 12 de novembro, traz um texto assinado por um Doutor, Doutorando em filosofia Sergio Landim, cujo o texto insano faz sombrias previsões à nossa pátria, ao governo Dilma, fala até em guerra civil, mas o triste disso tudo e que li o mesmo texto na Internet assinado pelo senhor Mario Guerreiro, quem plagiou quem? Já uma afilada da Rede Globo em Santa Catarina, a RBS, usando dois dos seus cães de guerra, mercenários do microfone, sem lei e sem honra, consequentemente sem pátria chamados Mario Mota e Luiz Carlos Prates, mas uma vez “coincidentemente” tocam mais uma vez, em guerra civil, alem de se saírem com afirmações como estas:

“Isso é o resultado deste Governo espúrio que popularizou pelo credito fácil um carro para quem nunca havia lido um livro”.

“A popularização do automóvel hoje qualquer miserável tem um carro!”

“Se um desgraçado destes é atropelado e feito sanduíche na pista”.

Afirmo a estes senhores que o Norte e Nordeste brasileiro desgraçadamente vem sendo atropelado, que o nordestino e o nortista tem sido feito de carne seca por séculos, por estes governantes passados que não tinham nunca visão humanitária do povo. Que o governo do PT, o governo da sra Dilma Rousseff, o governo do povo Brasileiro, não retroagira e que os benefícios da pátria mãe gentil a todos os seus filhos, já se faz sentir do Iapoque ao Chui. Quanto aos gargantas de aluguel, que tencionam jogar a pátria numa guerra civil por vinténs lembrem-se do provérbio que afirma que quem se vende, recebe sempre mais do que merece.

Tenho Dito
Cícero Correia Lima

0 comentários:

Postar um comentário