O São João, a Lealdade e a Cultura.

24 de jun. de 2017

Legitimo de Braga
O São João, a Lealdade e a Cultura.
“Como o imã atrai o ferro, o Homem vitorioso atrai o Homem valente”!

- Pois eu sou republicano de 15 de novembro e meu irmão Hermes, de 17 de Novembro!
 Foi com esta frase brusca e firme que o Marechal Deodoro da Fonseca, encerrou uma conversa com um engenheiro que, entre  lisonjas, se confessava seu amigo e republicano desde 1872, enquanto se dizia interessado na construção de uma estrada de Ferro no Governo Republicano do Marechal Deodoro.
 - Eu sou eleitor de Ednaldo Lavor de 21 de Setembro de 2016, dia em que nosso campeão maior o petista Luís Inácio Lula da Silva desceu daquele avião no aeroporto Tomé da Frota e humildemente pediu e apontou a todo eleitorado Iguatuense, votar na chapa Ednaldo Lavor e Marcos Sobreira. Naquela ocasião escrevi crônica onde dizia que a gota d’agua que cai do céu mata a sede do cardo no areal, e de fato a previsão se cumpriu, a sede de respeito, de justiça, de humanidade, do povo Iguatuense foi saciada a grandes goles nas eleições de Outubro daquele ano, pondo fim a 12 anos de tirania dos Dantas, com uma  maioria de 11.118 votos a frente do candidato a prefeito do Dep. Agenor Neto. Assim como eu petista, milhares de outros Iguatuenses ouviram o nosso eterno presidente Lula, que a muito deixou de ser apenas o líder maior do Partido dos Trabalhadores, tornando-se  um Moises a guiar, em meio a todos os tormentos deste nosso atual deserto politico , o povo brasileiro a um futuro grandioso e digno.  
A frase do Presidente Deodoro da Fonseca, deixa claro que foi leal a  monarquia até o ultimo momento, só no dia 15 de novembro, dia da proclamação da Republica, levado por outros companheiros de farda, a decidir entre a lealdade a monarquia e a lealdade ao Exercito do qual era Marechal, decidiu por este e liderou o movimento republicano de 15 de Novembro.
 De mim, posso afirmar o mesmo, fui leal as determinações internas do Partido dos Trabalhadores no Iguatu, leal as decisões tomadas pelo diretório, pela executiva, sempre depois de discursões e votações dentro do Partido. Só decidi pelo contrario, quando o líder maior deste partido, o nosso eterno presidente  Lula, veio ao Iguatu e declarou em palanque aberto a todo o povo Iguatuense, que o rumo certo a seguir era votar na chapa Ednaldo Lavor prefeito e Marcos Sobreira vice-prefeito, só ali, me decidi votar e trabalhar o nome destes dois jovens que hoje estão a frente do poder executivo municipal.
 Foi esta lealdade a minha terra, a minha gente, que me levou a idealizar o projeto de revitalização do rio da Onça (Jaguaribe) a cantar a vida dos gigantes filhos da terra no Troféu Anteu. Lealdade demostrada pela Administração Ednaldo Lavor, Marcos Sobreira, através do Arraial do Povo, São João de um novo tempo, acontecido agora no Parque de Exposição do Rotary Club e que entre as muitas atrações dignas de aplausos, especifico uma que me encheu de orgulho, foi conhecer o museu do Arraial, com historias lá expostas de pessoas que fizeram a nossa historia e que nunca antes foram vistas pelo poder constituído, em momento tão propicio, foram lembrados o Sr. Hilton Gonzaga e a Sra. Franquinha Lopes, responsáveis em muito pelos festejos de São João no Alto do Jucá, e o nosso Chico Enfermeiro, vestido de Padre, em cima de um jumento com um mangará de banana como chicote, liderando os pares, todos montados a cavalo, a abrir os festejos de São João do nosso Tabuleiro e quantos mais... não importa, importa que esta contracultura tenha nascido e tenha sido adotada por esta administração e que a secretária de cultura a petista Lucinha Felipe, a sub secretária Socorrinha Moreno, e todo o corpo daquela secretaria, gente como Carlim, o Bibiu, o Rafael, o Roberto, a Chalene, o Valdeni, a Chaene, a Rafaela, toda  esta secretaria, está de parabéns, pelo sentimento de corpo, pela união, pelo trabalho, pela bonita festa que proporcionaram a todo o povo do Centro Sul cearense, sem esquecer de dizer que me vi lá dentro, em  muitas daquelas homenagens, pois algumas delas são frutos de um trabalho que comecei a muito, de propagar aquilo que é nosso, para que conhecendo possamos amar, nosso povo, nossa gente, nosso sertão, nosso bioma, nossa caatinga, nosso rio, nossa historia, nossa cultura.
 Cultura que privilegia a coragem, a força, a lealdade, a verdade, o amor, a valentia, a honra, como nestes versos:
Na minha terra, o Ceará
O cangaceiro é leal e valente
Jura que morre por você, e morre
Jura que lhe mata, e mata.
Lealdade e honra, nunca serão atributos do mercenário, este só luta pelo dinheiro, não tem causa que não seja ele mesmo.  Disto sabia muito bem o nosso primeiro imperador, como passo a contar agora:
 Certo general estrangeiro, pago como muitos outros pelo Imperador Pedro I, nas lutas pela independência, se vangloriava muito entre os outros generais de ser muito amigo, muito admirado, muito querido por nosso Imperador. Certa feita, durante uma farra, entre homens de farda, onde se comemorava  algumas batalhas vitoriosas, quis este provar aos outros generais que realmente gozava da amizade do imperador e chamando um tenente, ordenou-lhe que fosse ao Paço Imperial, e anuncia-se a Pedro I, a sua repentina morte e que volta-se  imediatamente. Ficando todos aqueles bêbados apreensivos pela reação do Imperador diante da noticia. Na volta do tenente, calaram-se todos, enquanto o mercenário general alemão perguntava:
- Então, o Imperador Chorar sabendo de minha morte?
- Não senhor. Respondeu o tenente.
- Que disser ele?
- Ele  limitou-se a dizer:
- Pois que vá feder para longe.
 São estes valores do SER Honrado, SER Honesto, do SER Humilde, do SER Hospitaleiro, do SER Humano, que tem demostrado SER  Ednaldo Lavor, nestes primeiros cinco meses de governo, que nos faz enquanto Iguatuenses acreditar em um novo tempo.

 Tenho Dito.

 Cicero Correia Lima

0 comentários:

Postar um comentário