Chuva de Honestidade

30 de jun. de 2016

Legitimo de Braga
Chuva de Honestidade
“E Jesus prometeu coisa melhor
pra quem vive neste mundo sem amor.
Só depois de entregar o corpo ao chão.
Só depois de morrer neste sertão.”

 Sábado, 04 de Junho de 2016, estamos na sede do Partido dos trabalhadores em Iguatu, o prédio foi aberto às 14 horas para que pudéssemos nos reunir com  o presidente do Diretório Estadual do PT, o Sr. De Assis Diniz. Depois de levantarmos as portas, correr a vassoura pelo salão, espalhar as cadeiras em circulo, passar um pano sobre elas tirando a poeira acumulada pelos dias sem uso, ficamos à espera do nosso visitante vindo de Fortaleza.
 Alguém acredita que ele esta demorando, havia ligado, dizendo que já estava no Iguatu e ainda não havia chegado ao diretório. O Dr. Martins Chaves, presidente do PT Municipal, resolve ligar pra saber o motivo do atraso:
 - Alô! De Assis, estamos lhe esperando, aconteceu algum imprevisto?
- Não! Logo estarei ai, estou no Hotel Ravena, conversando com o Dr. Marcelo Sobreira.
...
Muita gente se arvora em ser Deus
E promete tanta coisa pro Sertão
Que vai dar um vestido pra Maria
E promete um roçado pro João...
Na sua chegada o presidente De Assis, depois de cumprimentar um a um dos presentes com um aperto de mão. Pede permissão ao Dr. Martins Chaves para iniciar as conversas, estava chegando de Brasília, tinha uma visão mais abrangente dos fatos políticos que estavam assombrando o Brasil, iria nos contar a sua visão, ou antes, a visão do Presidente do Diretório Estadual Petista:
...
 A menina dos olhos do PT é a Prefeitura de Fortaleza e lá a Luzianne Lins tem chances reais de vitória, outra prioridade do Diretório Estadual é reeleger os trinta prefeitos que o Partido dos trabalhadores tem no Ceará. As dificuldades financeiras são muitas, as contas do Partido estão bloqueadas pela justiça, o financeiro que se conseguir é para ser gasto nestas duas prioridades. Candidatura a prefeito no Iguatu, não é prioridade para o PT Nacional, nem Estadual.
... Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando como cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando
Acreditam nas coisas lá do céu
As mulheres cantando tiram versos
E os Homens escutando tiram o chapéu.
  Quando peguei a palavra afirmei:
 Senhor De Assis Diniz, quando o Dr. Odorico Monteiro, eleito Deputado federal veio de Brasília agradecer a nossa luta em sua campanha eleitoral, convidou todos nós petistas para um almoço no Diocesano Buffet e lá depois de um belo discurso, foi sentar numa mesa com Vicente Reinaldo, Joaquim Pezão, Eliane Braz... Quando as três horas da tarde, tive oportunidade de tê-lo na minha frente, afirmei:
 - Dr. Odorico Monteiro, os oficiais do meu exercito sentam-se a mesa com o Estado Maior. O senhor veio ate aqui, de Brasília, eleito Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, para que nós do PT, ficássemos esperando, enquanto o Senhor se reunia com vereadores que votaram com Macedão, Genesias Noronha, Welliton Landim...
 - Não! Você veja, vai haver uma eleição para Presidência da Câmara Municipal aqui no Iguatu, eu tinha que conversar com eles.
- O senhor os atendesse num momento a posteriore, primeiramente conversasse conosco   do Partido, que estivemos nas ruas, dando a cara a tapa, defendendo o seu nome.
 O Senhor De Assis, fez me recordar isso, quando estávamos reunidos a sua espera, o senhor conversava no Hotel Ravena, com Dr. Marcelo Sobreira.  Mas deixe eu lhe dizer em que acredito. Eu acredito que o PT é uma massa que já foi batida por muito tempo e que agora vai ficar fermentando durante esses seis meses que antecedem o Impeachment e as eleições, que correm paralelo, que ninguém sabe  à forma que terá  esse bolo. Acredito que o povo brasileiro em outubro, irá as urnas do Oiapoque ao Chuí, eleger vereadores e prefeitos petistas, em solidariedade  a Lula, a Sra. Dilma Rousseff, não importando o nome do candidato, votarão no vereador do PT, no prefeito do PT, e que o Senado brasileiro vergado ao peso do povo na luta pela legalidade, pela democracia e pela liberdade, entregará o supremo mando da nação a quem de direito, a Sra. Dilma Rousseff, que tirou 54 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2014.
 ...
Eu também tô do lado de Jesus
, só que acho que ele se esqueceu
De  dizer que na terra a gente tem
de arranjar um jeitinho pra viver
      No seu discurso o Dr.Braúlio Gomes afirmou defender a candidatura própria neste pleito de 2016.Que defenderia essa tese dentro do partido e se vitoriosa, iriamos formar uma comissão, buscar o Governador do Estado, o também petista Camilo Santana, articular apoio para a campanha.
 - O Camilo nem lhe recebe, se o Governador lhe receber, ele terá que receber comissões do Partido dos Trabalhadores de todo o interior do Estado.  Ele já me colocou a frente disto, tem que falar comigo, enquanto presidente do Diretório Estadual. O Governador Camilo Santana nem lhe recebe!
Entra ano sai ano e nada vem
Meu Sertão continua a Deus dará
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na terra isto tem que se acabar.
 No final da reunião busquei o Companheiro Rikaryo Mourão, que tinha lançado seu nome a candidatura própria, nome que foi defendido por mim, como um nome probo, que podia ser trabalhado pelo Partido, já que não possuíamos nenhuma estrela dentro do partido, no Município e  lhe afirmei :
- Pronto! O  De Assis jogou a ultima pá de cal nos meus sonhos de candidatura própria, de agora em diante, buscarei outro caminho.
 Esta procissão que vem se arrastando desde a tarde de 02 de Dezembro passado, quando os membros do Partido dos Trabalhadores no Conselho de Ética os deputados Zé Geraldo (PR), Leão Brito (AC) e Valmir Prascidelli (SP) anunciaram que votariam pela admissibilidade do parecer pela abertura do processo de cassação do Presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, instante  que eu, levado por errantes cursos do rio da onça (Jaguaribe), presenciei, pois que estava no Salão Verde do Congresso Nacional naquela tarde, momento impar que fez cair em toda terra Brasilis, esta chuva de honestidade que presenciamos hoje, inclusive nas palavras duras, porém necessárias do Presidente do Diretório Estadual De Assis Diniz.
Esta coragem da verdade, fez com que no domingo dia 12 e na segunda-feira dia 13, durante o encontro municipal do partido, não permitíssemos que nenhuma mão boba enganasse a gente, optando por uma coligação com partidos como o PRTB (Partido Republicano Trabalhista) PTN (Partido Trabalhista Nacional) e o PT do B ( Partido Trabalhista do Brasil)  acreditando que o Voo  troncho  de um anum é progresso e evolução, diante de duas oligarquias centenárias que nos oprime, diminui e escraviza.Onde as “estrelas” são mais fartamente vistas na lama. Teremos no Iguatu mais uma opção contra os currais, coronéis e suas cercas. No nordeste do século XXI, na luta contra a corrupção lembremos o cearense Capistrano de Abreu:
 -Todo Brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara.
                                      Tenho dito
                              Cicero Correia Lima                                                                                                                                                   


0 comentários:

Postar um comentário