6 de dez. de 2015

Legitimo de Braga
A três coisas que o homem
Admira no Sertão
O Cantar de Aderaldo
A coragem de lampião
E as coisas prodigiosas
Do Padre Cicero Romão
...
Eu em toda minha vida
Nunca fui cabra de peia
E antes de ser cangaceiro
Trabalhei e almocrevei
Pro Cel. Delmiro Gouveia.
...
Na minha terra, o Ceara.
O Cangaceiro é leal e valente
...
Meu rifle atira cantando
Por que sou bom brigador
Faz gosto brigar comigo
Por que sou bom cantador
Enquanto meu rifle trabalha
Minha voz longe se espalha
Zombando do próprio horror.
E já foi conselho de pai pra filho, no sertão!
- Só coloque este chapéu na cabeça, quando tiver uma causa.
E eu tenho uma causa, o Horror com o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), que tem sido tratado pelo grande capital, com a famosa politica do PPP, que para Preto, Pobre e Puta, só pano, pão e peia. O Nordeste brasileiro vem sendo castigado há cinco anos por uma seca inclemente. Castigai igualmente ó Deus, se é uma boca piedosa que reclama isso, os nossos congressistas, que ainda não se aperceberam disto. Digo, porém, quais os fatos que me trouxeram vivo a esta região dos mortos. Venho trazido por errantes cursos do rio da onça ( Jaguaribe), por ordem dos céus. O destino me obriga a visitar esta triste moradia sem sol, estes lugares funestos, em trevas como a alma de Judas, para exigir que se coloque entre as politicas sociais do SUS o tratamento de nossas artérias fluviais, que cada agente de saúde, ao adentrar um lar brasileiro, convença aquela família a voltar a frequentar o rio da sua cidade, se o rio da sua cidade, já estiver tão promiscuído, prostituido, a ponto de você não poder tomar mais um banho lá, que conte a seus filhos, um momento seu naquele rio, com seu pai, seu avô. Isto servira de fortalecimento da família, enquanto conversam, plantem uma arvore, retirem 10,20 kg de lixo, das margens de seu rio. Devolvam aos vossos filhos, o rio que nos tivemos em nossa infância, um imenso parque de lazer. O rico dorme em uma casa com ar condicionado, carro com ar condicionado. A sala de aula tem ar condicionado, a noite vai para um Shopping Center com ar condicionado central e no domingo, tem tudo que o dinheiro pode comprar nestes clubes sociais. O pobre nem mais uma ancoreta d’agua pode ir buscar no seu antigo parque de lazer, agora transformado em esgoto, esgotos estes que ficam fermentando em açudes como o nosso Orós, de onde irrigamos as nossas culturas como o arroz, o milho. Amanhã o nosso filho sente uma dorzinha, leva-se ao Médico, que aconselha leva-lo a capital, quando volta é desenganado, cheio de caroço, igual porco. Quem ganha com isso? Quem esta livres disto? Temos que criar uma contra cultura do lixo.
São pelos mapas antigos que se fazem as mais seguras viagens modernas. Então ouçamos dois pequenos trechos da historia da humanidade que nos assegura que a vida se conserva as margens dos rios, porque água é vida.
· Eneida (Virgílio)
Entrementes, avistou Enéias em um vale afastado, um bosque solitário, uma mata de Sonoros caniços e o rio Letes que banha aquelas paragens amáveis. Em torno, inúmeras pessoas e povos volteavam como, em sereno dia de verão... As almas a quem o destino atribuiu outro corpo bebem nas ondas do rio Letes, uma água tranquila e longo esquecimento.
· Revelações (Cap. 22, versículos 01,02) Escrituras Sagradas.
E ele me mostrou um rio de água viva, límpido como cristal, correndo desde o trono de Deus e do Cordeiro, pelo meio de sua rua larga. E (havia) árvores da vida, produzindo doze safras de frutos, dando os seus frutos cada mês. E as folhas das árvores (eram), para a cura das nações.
VAMOS PRO RIO!!!




0 comentários:

Postar um comentário