MALDITA SEJA A LEI

7 de fev. de 2013


              LEGITIMO DE BRAGA
                                                                                        do alto...  da Chapada

                       

                        " Somos seres humanos e o amor e a felicidade andam em primeiro lugar "
                                                                                                   ( Vereador Marciano Baião )                                                                            

  Em uma conversa na minha calçada com o Vereador Chico Neto, sobre o momento político vivido hoje em nossa terra, Vereador que foi companheiro do meu pai José Correia Braga, nesta casa do Legislativo, fiz o seguinte comentário:
  _ A Câmara inicia os seus trabalhos, sobre a presidência do Vereador Bandeira Junior, de parabéns. Parabéns pela ação corajosa do Vereador Ronald Bezerra, que saiu em defesa do povo, dos Iguatuenses que diariamente são humilhados pelas instituições financeiras, por bancos que os ridicularizam em filas homéricas. Parabéns ao Legislador Ronald Bezerra pela sua visão humanitária, ao sentir a necessidade imperiosa de tirar esta lei do baú, e a poeira de muitos anos que há encobre. Parabéns também ao Advogado Dr. Ronald Bezerra, que já buscou a Promotoria Publica, acionando o Poder Judiciário, para que se faça cumprir a lei.
  _ Corajosa !? Corajosa foi a minha atitude quando aquela casa do legislativo fechou as suas portas ao povo.Seria votado, naquele instante, uma determinada questão, não lembro qual, em secreto. O Presidente mandou que fechassem as portas, pois a sessão seria em secreto. Argumentei que em secreto era o voto, não a sessão, que a casa era do povo. Não me ouviram, trancaram as portas da Casa do Povo. Eu, liderando este mesmo povo, botamos aquelas portas abaixo!
  Lembrei o Juiz Petra Bitencourt, também, presidente do Senado na Câmara do Império. Quando um dia em audiências, se demorou em mandar entrar as partes, que aguardavam na sala contígua. Impacientes, as pessoas que esperavam falar ao magistrado começavam a irritar-se, quando um cavalheiro, perdendo a calma, bateu fortemente na porta.
  _ Quem bate? Indagou o Juiz, de dentro, irritado.
  _ É o povo, em nome da lei ! - Gritaram-lhe, de fora.
  E Petra Bitencourt, que era violento, mas justo:
  _ Como é o povo em nome da lei, pode entrar.


        " Hoje é um dia muito especial para mim, agradeço a Deus. Muito obrigado
          meu Deus, por estar hoje aqui, assumindo esta cadeira na Câmara."
                                                                             ( Rogério Costa )                                                                                     

  Em reunião, na sede do CDL, para tratar da formação do Conselho Municipal do Transito, que deverá  contar com o aval dos Edis desta casa, o Dr. Ariosto Holanda, em resposta a um comentário meu, onde afirmava que para se humanizar o transito, tornando-o menos violento, tinha se primeiro que ver com bons olhos, a necessidade nos pais de famílias, que tem na moto o seu instrumento de trabalho, que a moto, hoje, é o jumento do Homem do Campo, que é nela que ele vai buscar o capim no baixio, a água na ancoreta,  feira no mercado, os filhos na escola, deixar o leite, a verdura... na cidade. Que não poderíamos implantar esse regime de terror na nossa população, não neste instante, em que a seca assola, flagela a todos.Que cangaceiro, a policia é para conhecer ate pelo andado, que quem deveria estar sendo impedido de transitar nas ruas e avenidas de nossa urbe, são os filhinhos de papai, que andam em racha, empinando motos, quem guia em alta velocidade, quem dirige embriagado. Não o trabalhador, seja ele, rural ou urbano, mas que já carrega nos ombros, um peso acima de suas forças, em obrigações e tributos.
  Em resposta a esta explanação minha, o Dr. Ariosto, afirmou que era um cidadão iguatuense, apesar de não ter nascido no Iguatu, mas tinha este titulo, dado por esta casa, e que eu me esquecia que a lei e para todos.
  Tomei a palavra e afirmei:
  _ As leis Dr. Ariosto, são teias de aranha, que servem para pegar pequenos insetos, mas que se rompem ao impacto de algo superior.

                                                                                “Eu acredito, primeiro em Deus ! ‘’
                                                                                         (  Vereador Nelho Bezerra )

  E este apelo que faço hoje a esta casa do legislativo, legalizem este Conselho Municipal do Transito, mas humanizado, dando formação aos nossos irmãos. E usemos da lei, para quem de fato precisa dela. Foi justamente o que demonstrou pensar o nosso Prefeito o Sr. Aderilo Alcântara, quando em seu discurso na mesa da Câmara, finalizando a sessão, que abrilhantou com sua presença, proferiu palavras que de fato, diminuirão as dores e humilhações do sofrido povo de minha terra, palavras humanizadas:
  _ Não justifica mais, um Hospital regional como o do Iguatu, não ter uma UTI, uma UTI pré-  natal, ,,, a abertura da policlínica, ,,, a parte física da UPA, para que possamos inaugurar e funcionar, e funcionar bem. Depois das eleições a Prefeitura Municipal já contratou 13 novos médicos...

                                                                   Tenho dito.

                                                         Cícero Correia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário