Inferno
30 de mar. de 2012
“Deixai ó a vós que entrais, toda a esperança!”
Estas palavras, em letreiro escuro.
Eu vi, por cima de uma porta escrito. (Dante)
Conto I
DANTAS
.
- Dr. Agenor Neto, quer uma reunião, com o nosso grupo do PT, amanhã às 8h da manhã. Eu vim te avisar.
-Rapaz, eu não vou não! Eu não tenho o que conversar com o prefeito.
Esta resposta, dada a seco, ao Marcílio Carlos, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, na nossa cidade e também líder da tendência da qual faço parte, fez-me, após sua saída, repensar um pouco: Eu digo verdades desta administração municipal a oito anos, em jornais e no radio. No dia em que posso dizer, olhando no olho do prefeito, eu não vou, vão dizer que eu sou covarde, é preciso que eu vá, ele tem que saber que tem macho pela frente!
Já na reunião, no momento das apresentações, quando todos, individualmente, se apresentaram, dizendo quem era o que fazia e qual a sua posição, quanto a uma possível aliança futura, assim, lhe afirmei, estávamos frente a frente, a não mais de dois metros, um do outro: Meu nome e Neto Braga, tenho um comercio de pré-moldado na Av. Agenor Araújo, um pequeno espaço na mídia local, com a coluna Legitimo de Braga, sou Secretario do Meio Ambiente do PT-Iguatu, o último dos filhos do meu pai, como bem me definia, Zé de Correinha: Eu sou o fim de rama, Doutor, mas não acredito na sua administração, para mim, Dantas e Sobreira, são as duas faces, de uma mesma moeda. O mesmo inferno, a mesma oligarquia, ganhe quem ganhar, o povo vai continuar perdendo. Todos os meus discursos, dentro do meu partido, foi pela candidatura própria do PARTIDO DOS TRABALHADORES, contra a coligação, tanto com Dantas, como com Sobreira. A sua administração, mudou realmente o panorama urbanístico da cidade, ninguém pode negar isto. Mas ela peca por falta de Humanidade, a sua administração, não é Humana, doutor, vá o PT para onde for, há de ir com o primeiro bem do Homem, que é sua liberdade, liberdade, para praticarmos a política do partido que tirou milhões da miséria em nossa pátria brasileira.
Conto II
SOBREIRA
Final de tarde, no meu comercio sou surpreendido pela visita do Dr. Marcelo, vinha acompanhado, do Damião, da casa da madeira:
- Boa tarde. Neto Braga.
Boa tarde senhores. A quem devo a honra da visita?
- Eu já devia ter vindo por aqui antes, mas as obrigações são muitas, o tempo é pouco.
Apontei-lhes as cadeiras, pedi que sentassem, e após alguns comentários sem importância, entramos a tratar de política:
- A Mirian, só e candidata, porque os Dantas, não podem estar no poder, sem oposição. Se no PT houvesse um outro nome, o do Dr. Marnilton, que é confiável, Mirian iria terminar, os quatro anos do seu mandato, na assembléia, em Fortaleza.
_Dr. Marcelo, se isto acontecer, o senhor vai se tornar o maior político que o Iguatu já teve.
- Não! Eu não tenho ilusões. Eleitoralmente, eu sei que o meu tempo, já passou.
_ Eu não estou falando eleitoralmente, Dr. Marcelo. Estou falando, moralmente! O senhor será lembrado, como o Homem que teve a humildade de retirar o nome de sua esposa a Dep. Mirian Sobreira da disputa eleitoral. Unindo dessa forma, todas as oposições, em torno do nome do candidato do PT, do Dr. Marnilton, livrando o povo iguatuense, da tirania dos Dantas.
_ Pois eu estou pronto.
_ Posso levar isso, para dentro do Partido dos Trabalhadores, Doutor?
_ Pode.
Como testemunhas de nossa conversa, alem do Damião, o petista Karlos Rikáryo, que havia chegado no momento, e a meu pedido, ficou para presenciar o dialogo.
Na segunda-feira, 16 de janeiro, em reunião do diretório do PT, com a presença do Dr. Marnilton Assunção, este afirmou:
_ Eu não acredito em terceira via, seria candidato, se conseguir-se unir todos as oposições, em torno do meu nome. O tempo é curto, não tenho mais como alimentar este sonho, meu e do PT, portanto afirmo: Não sou candidato a prefeitura municipal do Iguatu.
_ Dr. Marnilton, se o senhor sonha, como de fato afirma, lance seu nome, o Dr. Marcelo Sobreira me afirmou, que se o senhor fosse candidato do Partido dos Trabalhadores, ele retirava o nome de Mirian Sobreira, e iríamos marchar, toda a oposição unida, nestas eleições de 2012.
_ Quando, ele lhe disse isso?
_ Sexta-feira, 13.
_ Infelizmente, hoje é segunda, eu almocei com o Dr. Marcelo, e ele me afirmou que, o nome da Mirian Sobreira, é intiravel.
CONTO III
DIRETORIO
Noite de segunda-feira, 19 de março. Dos 25 membros do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, 23 se encontram presentes, a sede do Sindicato dos Comerciários, para ouvir e avaliar, da comissão formada, pelo diretório, ainda a 05 de fevereiro, do corrente ano, com a exclusiva missão, de reunir-se com os demais, outros partidos, que disputarão, em tese, as eleições municipais de 2012, as propostas de cada um. Tomando então, através de uma votação, que exigia a maioria de 2/3 do diretório, uma posição democrática:
Logo após o inicio das conversações, ouvimos da boca do Dr. Bráulio Gomes, secretario geral do partido, a proposta do prefeito Agenor Neto:
_ O prefeito afirmou que tem quatro secretarias para o PT, quatro secretarias que o PT pode assumir hoje, na sua gestão, faltando ainda oito meses para o final do mandato. Nas quais terão toda a liberdade para aplicar nelas, a política do Partido dos Trabalhadores, são elas: Ciência e Tecnologia, Habitação, Articulação Política e Agricultura. Quanto a vice, ele ainda não tem o nome do candidato a prefeito, e acredita, que este compromisso, ele não poderia assumir sozinho. Mas que achava importante, ter o PT como vice. Queria apenas tempo, para articular dentro do seu grupo, e também, o aval do seu futuro candidato a prefeito.
Já a proposta do Dr. Marcelo Sobreira, dita ali, pela Maria de Murilo, foi a seguinte:
_ O Dr. Marcelo, oferece a vice.
_ E quanto as secretarias?
_ As secretarias, ele deixou em aberto.
Neste instante, pego a deixa, e afirmo:
_Em aberto Maria, faz-me lembrar, a eleição passada. Quando juntos estávamos todos, no mesmo comitê, na perimentral. Depois de eleitos todos os nossos candidatos, a presidenta Dilma, o senador Pimentel, o governador Cid Gomes e a Deputada Mirian Sobreira, os cargos junto ao governo do Estado no Iguatu, que estavam, em aberto, ficaram todos, com o PSB do Dr. Marcelo Sobreira. Nos do PT no Iguatu, não pudemos indicar, nem uma merendeira, um vigilante em nenhum órgão do governo do Estado. Manteiga em venta de gato.
No final da votação, 18 votos a favor de uma coligação com o futuro candidato a prefeito apontado, pelo Agenor Neto, contra 05 que propuseram adiar a votação para uma data futura, Ficando a proposta de apoio aos Sobreiras com zero voto.
IV
EPÍOLOGO
As portas do inferno, não se fecham, são largas e permanecem abertas todo o tempo, fáceis de se encontra e mais fácil ainda de entrar por elas. O difícil, quase impossível, e sair dele. Alguns poucos Homens na Historia da Humanidade, conseguiram esta façanha, Homens Honrados, Homens Honestos, como Orfeu com sua musica a buscar Eurídice, Hércules obedecendo ordens do rei Eristeu, ali desceu para captura o temido cão de três cabeças Cerbelo, guardião das portas do inferno, Enéias para ouvir os conselhos do seu pai Anquises e o próprio Jesus Cristo que tomou as chaves do inferno ao demônio. Sabedor disto, me mantenho integro, sem temer tomar as decisões que me pareçam as melhores, as mais razoáveis para o povo, no momento. Só me entristece a maneira reprovável, de alguns poucos, que se mostram, “pedra de tropeço’’, dentro ou fora do Partido dos Trabalhadores, o primeiro e maior responsável por este quadro que se pintou, no panorama político do Iguatu, SOBREIRA X DANTAS, o Dr. Marnilton, que a dois pleitos, se insinua candidato do PT, sem deixar com isso, que outro nome se firme dentro do partido, outro como o Silvani Soares, que agora sai-se, de arauto-mor, em defesa da “moralização’’ do partido, mas que por mim, foi convidado inúmeras vezes, em momentos anteriores, para participar dos debates internos e me ajudar na minha luta insana, sem contudo, jamais pisar os pés dentro do partido. Por ultimo, a Maria de Murilo, que sem compromisso algum com o Partido dos Trabalhadores, ou com seu Diretório municipal, sai a pregar na mídia ”verdades “ que são apenas dela.
Tenho Dito
Cícero Correia Lima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário