Antônio e outras cobras

29 de fev. de 2012


“ Há! Forasteiro que passas daqui, vá e diga
aos espartanos que aqui jazemos obedientes
as suas palavras. “
( Rei Leônidas – Esparta )

Neste carnaval, 69 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza. De acordo com o órgão, das 19h da ultima sexta-feira(17) as 7h desta quarta-feira de cinzas(22), a maioria das vitimas foram assassinadas.
Fechei os olhos diante de tão estúpida numeração, e na minha mente surgiu repentinamente, um velhinho todo enfeitado, dos pés a cabeça, cantando e pulando palas ruas do meu Iguatu:

Mandei fazer um picolé de cachaça
E muito breve vou lançar na praça
E desta vez, vai ser uma coisa louca
O povo vai pular de picolé na boca.

Quando o Sr. Antonio da Cobra, saia da sua residência, localizada em frente a praça da rua sete de setembro, puxando com seu entusiasmo, com sua força, com sua alegria o bloco dos Cobras, era diminuto, composto apenas de seus familiares e alguns moradores do referido bairro. Mas quando ganhava as ruas do meu Iguatu, o povo ia aderindo e logo aumentava o numero de foliões. Os instrumentos, eram os que surgissem no momento, uma sanfona velha, um violão, pandeiro, triangulo... A cachaça acompanhava os foliões em cabaças de gole, amarradas à cintura. No final do divertimento, após os quatros dias de folia pelas ruas do Iguatu, o único prejuízo era a dor de cabeça que acompanhava a muitos.
Espantosamente em meio a frivolidade e ao caos de tantos bacanais, firmou-se agora a 16 de fevereiro, aprovado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), a lei da ficha-limpa, lembrando aqui um provérbio que os demônios costumam dizer entre si : “A estrada dos excessos leva ao palácio da sabedoria”. A partir destas eleições municipais de 2012, começa a vigorar esta lei, que nasceu do entendimento popular através de um baixo assinado, de mais de um milhão de assinaturas, enviado ao Congresso Nacional. Portanto, ficam inelegíveis por oito anos, a partir da punição, políticos condenados por crimes de compra de votos, que renunciaram ao mandato para fugir do processo de cassação, e os condenados por órgãos colegiados, independente de ter sido julgado em última instância. Neste cenário, políticos como Jáder Barbalho, Paulo Maluf, Roberto Arruda, Agenor Neto, Marcelo Sobreira, Joaquim Roriz, Eduardo Campos, para não citar o pequeno clero, estão com suas carreiras eleitorais fechadas para balanço, por oito longos anos.
Esta lei da ficha-limpa deve impulsionar a sociedade Civil organizada, instituições, clero, juventude, Homens e mulheres livres de todos os quadrantes desta pátria, do Oiapoque ao Chuí,a vitória sobre a corrupção. Chegou o momento da gente Honesta uni-se em beneficio do bem comum da pátria, tomando as rédeas da política a nível nacional, estadual e municipal. Indiscutivelmente, esta lei da ficha-limpa estreitou a vida publica da canalha que faz da política, trampolim para o enriquecimento pessoal de forma ilícita. Como no estreito de Termopiles o heróico Rei Leônidas com seus trezentos Espartanos, barrou o Rei Xerxes dos Persas, com seu exercito de mais de um milhão de escravos, unindo, com este sacrifício, todo o povo grego em beneficio de uma só causa. Usemos a lei da ficha-limpa para estreitar, para extirpar a corrupção na política da pátria brasileira.

Tenho dito.


Cícero Correia Lima.

“ ESTA ULTIMA MENSAGEM DOS HEROIS DERROTADOS IMPULCIONOU OS GREGOS A VITORIA. PRIMEIRO EM SALAMINA COMO ESPERADO, DEPOIS PLATEES. MAS FOI MAIS QUE UMA VITORIA PARA A GRECIA. FOI UM EXEMPLO COMOVENTE PARA OS POVOS LIVRES DO MUNDO, DO QUE ALGUNS HOMENS PODEM CONQUISTAR QUANDO SE RECUZAM A SE SUBMETER A TIRANIA.”

0 comentários:

Postar um comentário