26 de dez. de 2011

LEGITÍMO DE BRAGA
Do alto ... da chapada...

F. Alves.

_ O teu cometa, sobrinho, nem de longe com certeza se aproxima do que a imperatriz Josefina levou no penteado quando foi a Estrasburgo distribuir condecorações ao exerci-
to.
_ Essa pobre Josefina adorava em excesso o luxo. Não a censuro, tinha qualidades, embora fosse um tanto quanto leviana. Era uma Tascher e concedeu grande honra a Bonaparte, casando-se com ele. Uma Tascher não é grande coisa, mas um Bonaparte é nada.
_ Que quer dizer com isso, senhor Marquês?
_ Não sou Marquês, e acho que Bonaparte estaria bem casado se tivesse como mulher uma dessas índias canibais que o capitão Cook descreve nas suas viagens, nuas,tatuadas, um anel nas narinas e devorando com delícia membros humanos apodrecidos.
_ Napoleão, senhor fidalgote, teve outra mulher além de Josefina e de Maria Luísa. Essa mulher, o senhor não a conheceu e eu a vi bem de perto; trazia um manto azul constelado de estrelas, estava coroado de louros, e a grande cruz de Honra brilhava no seu peito; tinha este nome: GLORIA!
_ O seu Bonaparte era um patife!
Neste instante, meu pai levantou-se da mesa e interferiu no dialogo, afirmando calmo:
_ Tenha sido quem foi o homem que morreu em Santa Helena, trabalhei dez anos sob o seu governo e o meu cunhado três vezes foi ferido à sombra das suas bandeiras. Peço-lhe, meu senhor e amigo, que não se esqueça disso na minha casa, de hoje em diante.
( Anatole France)

Terça-feira, 13 de dezembro, a câmara municipal de Iguatu esta reunida para dar posse ao vereador F. Alves. Depois do juramento solene feito pelo Edil, e dos discursos que se seguiram, onde todos os vereadores, deram as boas vindas ao novo legislador, desejando ao mesmo, um futuro brilhante naquele pleno. O presidente Ednaldo Lavor afirmou estar a tribuna a disposição do auditório. Neste momento, levantou-se o Prof. Bráulio
Secretario geral do Partido dos Trabalhadores, sendo seguido na tribuna, por uma outra
Petista, sua esposa Claudene , nos dois discursos , um amontoado de palavras desconexas , que não deixaram a mim, secretario do meio ambiente do PT , nada satisfeito. Falaram de uma ampla negociação, agradeceram a pessoa do presidente municipal do PT o sr. Arimateia Bandeira (maninho) , a atitude do Sr. Marsílio Carlos ,os esforços dos vereadores Bandeira Junior, Ednaldo Lavor, Aderilo Alcântara. Neste momento tomei a decisão de também fazer uso do tribuna, comecei assim o meu discurso :Queria cumprimentar a mesa, na pessoa do meu amigo e correligionário o vereador F. Alves, e ao auditório na pessoa do meu filho Jose Correia Braga, sentado ali, ao lado de sua mãe e sua irmã. Lembrado ao F.Alves, que ele é um militar, portanto portado da coragem inerente a classe. Lembrado também ser ele, um pedreiro livre (Maçom) , portanto conhecedor e defensor da liberdade, este primeiro bem do homem com H maiúsculo, do Homem Honrado, do Homem Honesto.Afirmando ainda, não haver gaiola de ouro , que nem a câmara é uma gaiola de ouro, nem o Iguatu haveria de ser esta gaiola.Que por maior esforço que tenha feito a galinha para chocar os ovos ,ela jamais decidira o destino do pinto . Que seu compromisso primeiro, haveria de ser sempre com sua consciência com o povo que o elegeu ,com o 13, com o Partido dos Trabalhadores.
Nascido a 11 de Dezembro de 1969, na Vila Neuma, recebeu na pia batismal o nome de Francisco Alves do Nascimento. Seus pais, o Sr. Francisco Ferreira do Nascimento ( Chico Baleado ) e a Sra. Maria Alves do Nascimento, naturais do sitio Cardoso, logo depois de unidos pelo matrimonio, mudaram-se para o Iguatu, em busca de trabalho, tendo o Sr. Chico Baleado, logo conseguido êxito, junto a antiga CIDAO. O ano de 1974, foi traumático para as famílias ribeirinhas ao rio da onça ( Jaguaribe ), pois naquele Abril, todos viram o grande rio seco, avoluma-se, como uma serpente gigantesca, engolindo, inundando toda a Vila Neuma. Foi após este holocausto que a
Família do Sr. Chico Baleado, agora, acrescida dos filhos Antonio, Aurineide,Francisco,
e Acelio, como tantas outras, fugindo as enchentes, chegou a Vila Centenário.
Os seus primeiros estudos cursou-os no Figueiras Lima, concluindo o 2º grau no Antonio Albuquerque, em julho de 1989, ingressou no Exercito Brasileiro no TG 10013, seu numero na tropa 13, a 22 de janeiro do ano seguinte, sentou praça na Policia Militar do estado do Ceará, sob o numero 13263.
Desde muito cedo, sentiu uma necessidade de ajudar as famílias carentes da Vila Centenário, na sua grande maioria esquecida pelo poder publico, lembrada, só como celeiro, de mão de obra barata, pelo grande empresariado e como curral eleitoral, por políticos inescrupulosos. Assim, envolveu-se logo em trabalhos de filantropia. Buscado sempre, por lideranças da referida vila, como Chica do Padre, Baba, Gorete, quando necessitados de alguma demanda.Como militar desempenhou seus serviços no GPM da Vila Centenário, num momento em que a violência assustava as famílias ali estabelecidas, conseguindo com a ajuda do companheiro Jucier e mais dois militares que os revezavam no serviço, o Bandeira e o Cabo Militão, trazer a tranqüilidade, o sossego aquela comunidade. Filiado ao 13, ao PARTIDO DOS TRABALHADORES, desde 2006,decidiu comumente com algumas lideranças do bairro e alguns companheiros de farda, concorrer as eleições para vereador, neste município, no ano de 2008. Cita então, alguns companheiros de farda que contribuíram para o seu sonho, hoje realizado: Sarg. Cleudo, Sarg. Matias, Cab. Torres, Sarg. Carlos, Soldado Maria Alves, Cabo Almeida, toda uma classe.
Como militar, prestou serviços junto aos municípios de Quixelo, Jucás, Mombaça, Cedro. Presidente da Associação dos Cabos e Soldados no biênio 2002-2004, Trabalhou na Delegacia de Defesa de Mulher entre 2003 e 2005, recebeu o Titulo de Soldado Nota10, quando destacado na Delegacia Regional de Policia Civil de Iguatu.
A prestigiá-lo naquela solenidade, representantes do Partido dos Trabalhadores, da Associação de Moradores da Vila Centenário, da Loja Maçônica Acácia Centro Sul, na pessoa do Venerável Neves, da Policia Militar, com a presença do Cap. Rabelo, representando ali, o comandante da Companhia Cel. Jarbas, do próprio céu que cabalisticamente lhe predestinara o 13 em todas as missões.
Nos dias que sucederam a esta solenidade, algumas medusas da política local, com as cabeças cheias de serpes, de vis pensamentos, começaram uma campanha de difamação dos quadros petistas, como na fabula do macaco e da cutia, o macaco não olhou pro próprio rabo. Os representantes das oligarquias locais, na disputa pelo poder municipal, não se diferenciam em nada, são as duas faces de uma mesma moeda, aja visto, que a deputada que hoje faz ‘’oposição ‘’ ao gestor publico municipal, ainda ontem, era candidata a vice-prefeita em sua chapa. E o vereador que hoje ataca pelo microfone da radio jornal centro sul o ex prefeito Edilmo Costa, foi eleito três vezes a vereança, a sombra das bandeiras do Dr. Edilmo.

Tenho dito.

Quero desejar ao povo de minha terra, um feliz ano novo, que 2012 ao transpor a porta que tem como divindade guardiã o porteiro do céu Jano, deixando passar o mês que o celebra, janeiro, chegue repleto de graça. Que esta divindade, geralmente apresentado com duas cabeças, pois todos as portas se voltam para dois lados, perdoe as incorreções que nascem da franqueza rude mas leal. Que os artigos que se escrevam em 2012, não cuidem primordialmente da elegância da palavra, mas da dignidade da idéia. Que não se defendam causas por interesse, ou conveniência, mas por paixão e verdade. Que a frase incorreta traga o brilho, o vigor, o ímpeto, a veemência da sinceridade. Que 2012 enfim, traga como característica principal a todo iguatuense, um bom caráter.

Cícero Correia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário