6 de out. de 2011

LEGITÍMO DE BRAGA
do alto ... da chapada

O DIA DOS MIL MORTOS.

'' _ A crença geral, monsieur, é de que a bondade e a gentileza indicam um
temperamento fraco e tímido. A besta humana, há tão pouco tempo civilizada,
conserva toda a ferocidade da sua primitiva condição. Ainda não consegue
acreditar que a bondade e a gentileza são a força dos que possuem um coração
firme e nobre, e não a marca dos covardes.
...
_ Monsieur! Mesmo que não estejamos convencidos do valor da humanidade
, isso não nos inibe da necessidade de justiça e compaixão. Na realidade,
a obrigação de alcançá-las torna-se ainda maior. ( A luz e as trevas)

A professora Rosileide Queiros de Oliveira, baleada por um aluno de dez anos,em São Caetano do Sul, na grande ABC Paulista,não corre risco de morte. A professora foi atingida por um tiro, por seu aluno de dez anos,dentro da Escola Municipal Alcina Dantas. Suicidando-se, na sequencia, a criança com um tiro na cabeça.
Foi esta noticia triste,que me saltou a memoria,quando assisti as cenas de violência patrocinadas pelo batalhão de choque
da Policia Militar em Fortaleza, sob o comando do Governador Cid Gomes, cenas de terror, de horror, que logo se espalharam pelo mundo. Era o sangue derramado dos professores cearenses que ensopava, que encardia o piso da Casa do Povo, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Desde o dia 05 de agosto, os professores decidiram, em assembleia, pela greve da categoria, por não aceitarem o salario proposto pelo governo do Estado de R$ 1.187,97 . Esta decisão do governador Cid Gomes de não respeitar a Lei Nacional do Piso Salarial dos Professores, promulgada em 2008, e que segundo cálculos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE ) é de R$ 1.597,87, afeta 487mil estudantes que pertencem à rede estadual de ensino , formada por 660 escolas, chegou ao seu pico, no dia 28 de setembro, quando da desastrosa decisão politica, sem equilíbrio, sem ponderação, sem serenidade. Mas com embrutecida firmeza, ordenou há PM, o espancamento de professores e o uso do gás de pimenta. Esse desrespeito a população cearense por seus governantes, não vem de hoje, basta transcrever o depoimento do médico e historiador cearense barão de Studart:
… As noticias que chegavam de Fortaleza eram aterrorizadoras. A capital, que possuía cerca de 30 mil moradores, recebera 200 mil retirantes, arranchados em praça pública, em condições insalubres. A varíola aproveitou para atacar sem piedade. Em um único dia, 10 de dezembro de 1878, o cemitério da cidade recebeu, oficialmente, 1004 corpos. O numero de mortos devia ser muito maior, porque em torno da cidade, pelos matos e valados, inumavam-se cadáveres ou se os deixava apodrecer insepultos. Na manhã seguinte àquele que ficaria conhecido como o dia dos mil mortos, Fortaleza amanheceu com uma nuvem negra pairando sobre a cidade. Não era nenhum sinal de chuva. Eram centenas de urubus que davam rasantes no céu. Lá embaixo, cães disputavam entre si restos de carne humana.
Só agora, compreendi a resposta que sua excelência o Governador do Estado me deu a 02 de março de 2010, na cidade de Lavras da Mangabeira, na oportunidade em que ele se propôs a nos responder, toda e qualquer pergunta feita sobre segurança publica, naquele evento do GOVERNO NA MINHA CIDADE. Perguntei: O que o senhor tem a dizer, sobre o fato de sua delegacia de policia civil, ter sido usada no Iguatu, como trampolim para sequestro e para tortura? No momento, O governador, Cid Gomes afirmou: Ah! Este cara, tá querendo trazer politica do Iguatu, aqui para Lavras! Quando vi as cabeças dos professores sangrando na Casa do Povo, entendi a resposta, só politica, politica do Governador, politica do Prefeito de Iguatu, politica da grande maioria dos nossos Deputados Estaduais, principalmente, dos sete que compõem a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que não encontraram tempo seque, para avaliarem um oficio do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (APEOC), onde este pedia a realização de uma audiência pública, para discutir a valorização do Magistério. Segundo o Deputado Prof. Teodoro, estar afastado da comissão de educação pelo fato de estar atarefado com outras atividades da assembleia. Mas ninguém sintetizou com tanta verdade os motivos reais da falta de corun, nas reuniões da comissão, como o Deputado Dedé Teixeira, segundo o mesmo, é a catinga, ou antes, o tempo dedicado a outros assuntos, como a reforma política e a caatinga. Tem razão deputado, ai dentro, realmente, a coisa fede. Fede tanto, a ponto de roubar a sanidade mental do deputado Carlomano Marques que do saguão da Assembleia Legislativa, escoltado por policiais, acusou, toda uma classe, de serem : _ Verdadeiras hienas loucas e irresponsáveis!
Louco e irresponsável sistema! Sim, que destrói o Homem em cada coração, fazendo-os esquecer compromissos anteriormente assumidos com o nosso povo, rasgar bandeiras a sombra das quais chegaram ao poder. Corrompidos todos, por um sistema capitalista, que só enxerga o TER, esquecendo os valores da Honestidade e da Honra, rendidos ao ''Real''. Cães a rasgarem as nossas carnes, hienas loucas e irresponsáveis, verdadeiras bestas humanas.
Ao terminar, lembro aos legalistas, ao poder constituído de direito, um episodio de nossa historia na Guerra dos Farrapos: O governo revolucionário Farrapo, entendeu de alforriar todo negro que se alistasse nas suas forças. As forças legais do Império, quando pegavam um desses negros mandavam dar-lhes uma sumanta de duzentos a mil açoites. O governo farroupilha deita então um decreto, dizendo que dali por diante toda vez que os caramurus ( governo imperial - legal ), surrassem um negro farrapo eles tiravam a sorte entre os prisioneiros e passavam um oficial legalista pelas armas.
Morte de Homem, senhor Governador! Não castigo de cachorro.

Tenho dito.

Cícero Correia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário