Troféu Anteu
Legítimo de Braga
Ao Homem com H maiúsculo
Ao Homem Honrado
Ao Homem Honesto
Gigante, filho da Terra.
Sitio Grossos
“... chovesse ou fizesse sol, havia, sempre, para alegria da gente do mato e da cidade, a presença dos sanfoneiros, dos cantadores e violeiros.Por ali já tinham passado nomes conhecidos e respeitados como Cego Sinfrônio, Preto Limão, Romano, Jáco Passarinho e outros, vindos do Teixeira, Do Piancó e do Juazeiro do Padre Cícero Romão Batista, ponto de convergência de cangaceiros, de beatos e de cantadores,também,que iam pedir a benção do Padrinho, cantar nas grandes feiras , comprar e trocar folhetos, e tentar imprimir, nas diversas oficinas ali existente, os seus próprios versos.
... Ficara horas, sem sentir, ouvindo as narrativas do Cego Alexandre
...No começo do ano, no mesmo local, assistirá á palestra do advogado e poeta Quintino Cunha, do Ceará, também, que arrebatara o auditório com suas historias e anedotas. Parte da conferência foi dedicada aos cantadores, violeiros e poetas populares do nordeste...É afetação, disse Quintino Cunha, considerar desprezível a poesia dos nossos cantadores e repentistas por não obedecerem as regras da gramática e a metrificação. Eles são poetas como o galo- de -campina é poeta, o golado, o pintassilgo, o concriz, a graúna, o canário da terra, todos fazem poesia. A poesia, alguém já afirmou, é como a graça, sopra onde quer.”
...
Esta minha rabequinha
É meus pés e minhas mão,
Minha foice e meu machado,
É meu mio e meu feijão,
É minha planta de fumo,
Minha safra de algodão.
Agricultor Adelson Andre de Souza,filho do casal Gino Andre de Souza e Luzia Alves Diniz, naturais do Sitio Grossos, duma família de sete filhos, três homens e quatro mulheres, sendo o quinto na linhagem.Casou-se em 1975, com a Sra. Antonia Vieira de Souza, sendo pai de duas filhas:
_O que eu conto, é que com idade de oito anos, meu pai me levava para a roça, e de lá pra cá, eu não parei mais, é o dia todo, onde meu pai me botou, porque acho bom, enquanto vida tiver, é na roça.
Na morte de meu pai, oito tarefas de terra foram divididas, para sete irmãos, me restando uma tarefa e pouco. Hoje sou dono de quinze tarefas de baixio, que sei ter conseguido com o meu trabalho, com muito suor, fadiga e a ajuda da minha Antonieta, que sempre esteve presente. Tenho um gadinho, que se resume a seis cabeças, mas tem onde comer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário