Sitio Morada Nova I
“...Emparelhou o sertanejo seu cavalo com o boi, e passando o braço pelo pescoço deste,´continuaram assim a corrida por algum tempo ainda.Afinal o boi parou, conheceu que fugia debalde, já tinha na cabeça o laço que o vaqueiro lhe passara rapidamente.
...
Estava o sertanejo acostumado a ver a força moral do Homem dominar não só o boi, como outras feras mais bravias.Mas ainda não tivera exemplo daquela indiferença.
...
Arnaldo acreditou que o Dourado chorava.
O sertanejo ficou pensativo. Aquele boi que ele tinha ao arção de sela era seu triunfo como vaqueiro,pois quando ele o apresentasse, todos o proclamariam o primeiro campeador,e sua fama correria o sertão.
Aquele boi era mais ainda, era o prazer de D. Flor ia ter vendo o valente barbatão marcado com seu ferro, era a humilhação de Marcos Fragoso, era finalmente a satisfação do velho Capitão-Mor, que encheria de orgulho com a proeza do seu vaqueiro.
Entretanto quando o mancebo ergueu a cabeça, o movimento de generosa simpatia e fraternidade que despertara em sua alma a tristeza do boi vencido, tinha alcançado dele um sacrifício Heróico. Resolvera soltar o Dourado.
Vaqueiro Vicente Serafim Filho, nascido a 23 de fevereiro de 1979,filho do casal , Vicente Serafim da Silva e Antonia Chaves de Macedo,sendo o oitavo filho, numa família de nove irmãos,seis mulheres e três homens.Casando-se em 1998, com a Sra. Josefa Monte de Souza,sendo pai de dois filhos.
Aprendi a profissão com meu pai que era vaqueiro nos Ihamus. Chegamos aqui na Morada nova, no final da década de setenta ,papai era natural aqui do Iguatu.Tenho uma vida muito sofrida, as quatro da manhã , já estou no curral, quando termino a luta com o gado, caio dentro da roça , para garantir o alimento dentro de casa. Se alguma vaidade tenho, é ser desportista,sempre aos domingos arranjo um tempinho para jogar uma bolinha. Sou atleta do Flamengo da Morada Nova, lateral direito.
Me orgulho muito, dos meus filhos , o mais velho de 12 anos, já campeia o gado ao meu lado, como o avô, os dois mais novos já montam a cavalo.
Minha tristeza é não poder cuidar de um problema de saúde, sinto as forças minguando, penso nos filhos, na mulher, num futuro que imagino difícil, perdi meu pai aos treze anos.
...
- O senhor é feliz ?
- Ah! Sim, graças a Deus.
- Eu sou graças a Deus, sou feliz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário