22 de set. de 2011

Legítimo de Braga
do alto … da Chapada

Antônio Paulino
'' Fazer o bem: Sobre a terra
É a grandeza suprema:
Tem mais luz do que um poema,
Vale mais do que um troféu!
Por uma dádiva ao pobre,
- Que é de Deus o grande eleito -
podeis comprar o direito
De que ele goza no céu!
( Tobias Barreto )

_Tá ai, que eu trouxe pro senhor ler, são 196 redações, 196 crianças, 196 atletas, que comigo formam a escolinha River Playt Futsal. Queria que você Neto Braga, escolhesse algumas delas, as melhores!
- Fiquei a observar aquele galego há minha frente , manso, sorridente, … feliz. Nos olhos esverdeados, um brilho de lagrima teima em lubrificar aquelas pupilas,toda vez que se refere a alguma dificuldade enfrentada por qualquer daquelas crianças, qualquer sofrimento, qualquer necessidade. Em suas mãos um pacote de folhas de papel almaço, que hilario me entrega.
_ Mas eu não tenho como ler isto tudo Antônio! Tenho que dar de comer aos meus filhos.

Um relâmpago de tristeza cortou o seu rosto. Tratando eu logo, em serená-lo.
_ Vamos fazer o seguinte: Nós vamos buscar ajuda com alguns amigos professores, depois da seleção feita, vamos propagar as melhores na mídia local, como forma de prestigiar estas crianças, divulgando assim o seu trabalho.
_ Tá é feito!
Foi divulgando estas redações no Programa '' A Hora da Verdade '' que eu me deparei com depoimentos repletos de amor e gratidão ao Antônio Paulino, testemunhos como o do menino John Weiner:
_ Ele é o pai que eu nunca tive. Me ajuda, me ensina, me aconselha.
Depois disto, fui ver mais de perto o seu trabalho, na quadra cedida pelo Rotary Club de Iguatu, dentro do campo de exposição,conversar com aqueles atletas mirins, foi lá, que ouvi historias como essa:
_ Uma tarde dessas,'' fulano'' não participou do treino, antes deixou-se ficar sentado, cabisbaixo, na arquibancada. O Antônio procurou-o, interrogou-o, qual o motivo de tanta tristeza?
_ O senhor levou aquela cesta básica lá pra casa, para nos ajudar. Mas papai, pegou o arroz, o óleo e o feijão e vendeu para comprar droga. A mamãe foi reclamar dele e levou uma surra.
_ Ao termino do treino, Antônio levou-o a para casa, conversou com sua mãe, convenceu seu pai a buscar ajuda especializada , foram juntos ao CAPS. Já estar com três meses de vitoria, longe das drogas, estar trabalhando e a família em paz.

Nascido no natal de 1967, parece ter trazido do berço essa missão humanitária, esse filho do casal Francisco Tavares Filgueiras e Maria Zenaide Filgueiras . De volta de Fortaleza, onde serviu o Exercito Brasileiro no 23° BC, jogou muita bola em times de várzea, como Tubarão da Barra, Feijão, Varzinha. Ate que em 1990 conheceu dentro da Igreja Assembleia de Deus, um jovem por nome de Cristiano, que o levou a conhecer o seu trabalho, junto ao time do Vitoria composto por 14 crianças. Num dado momento, ouviu dele o seguinte comentário: _O nome do time foi mal escolhido, devia se chamar derrota, com tantos resultados negativos.
Afirmando então:
_ Tá queimado! Em nome de JESUS.
Comecei ali o meu trabalho, em principio mudei o nome do time para River Playt Futebol Club, só um ano depois, surgiu a ideia da escolinha de futsal.já contava naquele instante com 44 jogadores mirins, nas categorias 10, 12, 14 anos, descalços, alguns deles usando calção, sem terem ao menos uma camisa. Comecei então, a lutar junto ao comercio local em busca de patrocinadores que me ajudassem a resgatar ,a tirar das ruas através do futebol, esses pequenos que como tantas outras crianças filhos de pais abastados, também tem os seus sonhos de serem alguém na vida. Primeiramente me ajudou nesse sentido, O BOTICARIO,depois surgiram outras, OFICINA BEZERRA, MERCANTIL BANDEIRA, VP PUBLICIDADES, AC AVES, FREST SHOP CESTÃO, foi com a humanitária ajuda dessas empresas iguatuenses que o RIVER PLAYT FUTSAL conquistou vitorias, títulos e torneios atraveis destes 21 anos de historia, trazendo no escopo disto tudo, a formação de muitos Iguatuenses, que sem o RIVER PLAYT, não seriam hoje o que são, advogados, policiais, médicos, bancários, empresários, comerciantes além de um volumoso numero de profissionais do esporte, que fizeram carreira dentro das quatro linhas, trazendo muita alegria ao povão em times como Icasa, Ceara, Flamengo do Piauí, Fortaleza...
Segundo o mesmo, são 246 os títulos de campeão, nestes 21 anos de dedicação a família River Playt, neste percurso encontrou sempre com almas solidarias a causa educacional como o Dr. Edson Gouveia, que sempre quando buscado, os favorecia com bolsas de estudo do Rui Barbosa, para alguns que se sobressaem na quadra e na sala de aula, o J.K., o J.B.C., a saudosa escola Brasil, que tantas alegrias nos deu com o seu time de futsal sobre a direção do Professor João Batista.
_ Antônio, fale um pouco de você? De onde vem essa força, que faz com que se doe a causa humanitária?
_ Eu, nasci no sitio Água Branca, numa família de 12 irmãos, a gente passou muita necessidade, muita fome mesmo. Lembro que lá em casa os pratos eram umas latinhas de doce goiabada, duas panelas de barro, um fugão velho de lenha. Eu via o sofrimento do meu pai. Acho que nasceu ai, no meio do sofrimento de nossa família, a minha determinação de lutar contra o sofrimento dessas crianças, devo tudo aos exemplos do meu pai, ao meu pai.

Tenho Tido.

Cícero Correia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário