TORTURA, NUNCA MAIS.
“Há de o tempo revelar, o que hoje encobre a discreta hipocrisia”.
Entre os nomes comuns a investigação policial, é corriqueiro ouvir palavras ininteligíveis como modus operantis, outras mas razoáveis como elo de ligação, algumas assombrosas como tortura.
Cut, Cutis Cultivare, aquilo que se cultiva, tudo que se cultiva é cultura. Dai, a cultura do arroz, do algodão, das letras, da coca, da maconha. Foi isso que aprendi com o Dr. Edson Gouveia, quando seu aluno, no longínquo ano de 1983. Assim baseado, posso afirmar que, hoje no Iguatu se cultiva o medo, é este o Modus Operantis, da administração “Construindo o nosso Futuro”, disseminar o medo no coração de todos os Iguatuenses, seja ele Topiqueiro, Barraqueiro, Moto taxista, Carroceiro, Vendedor Ambulante, Comerciante, Proprietário, seja ele, rural ( Cláudio Lima Verde ), ou tenha apenas como patrimônio sua moradia ( Chico do DERT – Dario Rabelo ). É justamente isto, que aconselha Maquiavel, em O Príncipe, importa ao homem, antes ser temido, que amado. Porque quem ama, trai. Quem teme, não. Quando o que teme trai, é porque, há muito, deixou de temer.
Para que isto possa acontecer num regime democrático de direito, é antes preciso, que tal “príncipe”, encontre “autoridades”, que se deixem persuadir, se corromper. Dai, o motivo da trilogia Executivo, Judiciário, Legislativo independentes, para que na sua independência, possam lutar todos, contra este monstro maior, que é a corrupção, que galopa avassaladora por todas as paragens, desta imensa pátria, e que é mãe espúria da tortura, presenciada hoje, tão tristemente em nossa amada Iguatu. Tortura esta, que se tornou peça natural nos fatos de natureza política, durante o regime militar, que perdurou durante quase 30 anos na Pátria Brasileira, sendo a inimiga número 1, do regime democrático de direito agora reinante em nosso Brasil. Mas que, alguns “pequenos príncipes”, tentam ressuscitar nos seus feudos. Esta tortura, tão firmemente combatida pela igreja Católica, pelos Direitos Humanos e que tem neste país, tem sido motivo de crise institucional, queda de ministro, reforma de generais, aqui no Iguatu, acontece em série, acompanhada de sequestro, formação de quadrilha, roubo em 1, 2, 3, 4, 5... filhos desta terra, e não se restringiu só a tortura física, com mãos, rostos, costas mutiladas pela violência, não! A tortura psicológica, com a nudez dos torturados, a humilhação de ter suas cabeças pisadas, enquanto a urina escorria nos seus rostos, a ameaça de tocar fogo nos seus testículos, o cano do revolver socado no seu ouvido, enquanto do celular, ligavam para o todo poderoso chefão:
- É para apagar com eles, doutor ?
Já o elo de ligação, tem mais valia na investigação do que o modus operantis e acontece justamente em casos como o agora narrado pela mídia nacional, onde 7 indivíduos acusados de crimes de natureza hedionda como sequestro e tortura, têem todos, ligação direta com o chefe do executivo local.
Quem é o Sr. Theogenis Martins ?
Chefe do gabinete do prefeito
Quem é o Sr. Francisco Aldemir Alves ?
Secretario Executivo do prefeito.
Quem é o Sr. Cícero Santiago de Lima?
Funcionário do hospital regional, que na saúde municipalizada , tem como autoridade maior o prefeito.
Quem é o Sr. Francisco Itailton Neves?
Funcionário da guarda municipal, que tem como autoridade maior o prefeito.
Quem é o Sr. Juliene Bernardo da Silva ?
Funcionário da guarda municipal, que tem como autoridade maior o prefeito.
Quem é o Sr. Antonio Zilmar da Silva?
Segurança do prefeito.
Quem é o Sr. Francisco Assis Alves Bandeira?
Militar, responsável pela guarda municipal, que tem como autoridade maior o prefeito.
Com o pedido de prisão preventiva feito pela autoridade policial destes 7 indivíduos, não se tocando no nome do atual prefeito de Iguatu, e tendo sido, segundo o mesmo inquérito policial, a panfletagem contra o prefeito, o motivo da tortura imposta aos 5 cidadãos, lembro Frei Damião, Iguatu foi telha e vai ser caco. Onde estão as Instituições responsáveis pela formação cidadã da República. A continuar nesta macha, vamos comprovar mas uma vez, infelizmente, que a corda só rebenta do lado mais fraco e que tanto circo, só servirá, para torcer o pescoço aos pintos.
Tenho dito.
Cícero Correia Lima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário